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Como elaborar um Curriculum Vitae?

Um curriculum vitae (CV) é um meio padronizado de agregar todos os dados académicos e experiências profissionais relevantes de um candidato. O layout de um CV tem evoluído ao longo dos anos, mas a sua estrutura é usualmente segmentada por: dados pessoais, formação académica, experiência profissional relevante, conhecimentos informáticos e linguísticos.

O que é que deve fazer para conseguir um CV eficaz?

  • Mantenha o seu currículo simples, fácil de ler e com secções bem demarcadas.
  • Incluir no seu CV os seguintes dados:
    • Nome completo;
    • Morada de residência, contactos telefónicos e endereço de e-mail;
    • Data de nascimento e estado civil;
    • Habilitações académicas;
    • Formação profissional complementar, acções de formação contínua e estágios de formação;
    • Experiência profissional (nome de empresas, funções e tarefas desempenhadas);
    • Conhecimentos de informática;
    • Nível de idiomas;
    • Informações facultativas.
  • Mantenha as experiências profissionais devidamente actualizadas e por ordem cronológica inversa (da experiência mais recente para a mais antiga), assim como as restantes informações pessoais.
  • Verifique atentamente se não contém erros ortográficos e gramaticais, pois sugerem falta de atenção aos detalhes e provocam má impressão.
  • Evite a utilização de abreviaturas e de tipos de letra ilegíveis, procurando usar o mesmo tipo de letra e de cor (preto).
  • Revele-se activo e com poder de iniciativa, não utilizando expressões no passado e evitando fazer juízos de valor sobre si e sobre anteriores empregadores.
  • Procure ajustar o seu curriculum vitae para se adequar à oferta de emprego.

 

A Carta de Apresentação

Tal como o Curriculum Vitae, a carta de apresentação é um dos primeiros contactos do candidato com a empresa. Os dois documentos devem ser apresentados ou enviados em conjunto.

Dicas a ter em conta:

  • Deverá ser breve e simples.
  • Dirigir-se à pessoa/empresa certa.
  • Explicar as razões da sua candidatura, demonstrando as suas motivações (revelar entusiasmo é uma grande vantagem).
  • Salientar uma ou outra experiência profissional importante para a função a que se candidata.
  • Ser directo e objectivo (a carta de apresentação é apenas de uma página).
  • Escrever sobre as capacidades de aprendizagem, uma mensagem positiva sobre si mesmo.
  • Finalizar a carta com alguma originalidade (evitar frases feitas).